A presidente do Podemos Mulher-Amapá, Sandra Lacerda, esteve presente em Brasília para a inauguração do Observatório Nacional da Fundação Podemos, que combate a violência política e é direcionado às mulheres que veem na política uma ferramenta de transformação.
“Sandra Lacerda informou que a participação na inauguração do Observatório Podemos, uma iniciativa da Fundação Podemos, visa combater a violência política direcionada a grupos sub-representados, com um enfoque especial na proteção das mulheres.”
O Observatório
O Observatório Podemos contra a Violência Política, uma entidade da Fundação Podemos, ligada ao partido, tem como finalidade monitorar e desenvolver indicadores sobre casos de violência política no Brasil. Além disso, disponibiliza um Sistema de Ouvidoria para escuta ativa em âmbito nacional.
O Observatório Podemos disponibilizará um painel com indicadores detalhados sobre os casos de violência política no país e promoverá ações afirmativas para incentivar a participação e ampliar a representatividade de mulheres, jovens, grupos da diversidade e idosos na política.
Em 2022, o país registrou um caso de violência política a cada 27 horas, com 54 vereadores e oito prefeitos sendo vítimas de algum tipo de violência, sendo que 70% dos casos ocorreram no nível municipal.
“Essa iniciativa reflete a maneira como o Podemos faz política: com coragem, inclusão e compromisso com a justiça social. Estamos unidas e determinadas a mudar nossa realidade, assegurando um ambiente mais seguro e igualitário para todos”, enfatizou a presidente nacional, Renata Abreu.