Vírus comum entre seres humanos causa lesões e pode levar ao câncer de útero, boca e órgãos reprodutores
A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital amapaense. A vacina está disponível para crianças e adolescentes não imunizados entre 9 e 19 anos.
O imunizante também é disponibilizado para imunossuprimidos e usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de 9 a 45 anos, no esquema de três doses. Para pessoas com Papilomatose Respiratória Recorrente (RRR) e vítimas de violência sexual, o esquema é de três doses, conforme a faixa etária.
O HPV é um vírus comum que infecta a pele e as mucosas, transmitido principalmente por contato sexual. Com mais de 200 variações, algumas são inofensivas, enquanto outras podem levar a sérios problemas de saúde, como verrugas genitais e cânceres, incluindo tumores no colo do útero, órgãos reprodutivos, garganta e boca.
Em fevereiro de 2025, o Ministério da Saúde lançou uma estratégia para vacinar 3 milhões de jovens entre 15 e 19 anos contra o HPV, um público que, em 2024, somava 7 milhões de não vacinados.
Segundo dados do balanço anual de imunização, o Amapá ocupa o 5º lugar entre os estados com maiores índices de adolescentes não vacinados, com apenas 32% da meta atingida.