No evento promovido pelo Sebrae-AP, gestor palestrou sobre o tema ‘Janelas e Oportunidades para o Desenvolvimento do Amapá’, destacando a importância do diálogo para fortalecer políticas públicas
Durante o Encontro Amapaense de Gestores Municipais, realizado em Macapá nesta sexta-feira, 11, o governador Clécio Luís reafirmou o compromisso da atual gestão com a pauta municipalista e defendeu o fortalecimento do diálogo entre prefeitos, secretários, parlamentares, instituições financeiras e órgãos públicos como estratégia para o desenvolvimento do estado.
Em palestra com o tema “Janelas e Oportunidades para o Desenvolvimento do Amapá”, Clécio Luís apresentou estudos como o Atlas Solar, o Zoneamento Ecológico Econômico e o Código Governança. Socioambiental. Segundo o governante, além das riquezas naturais, o ambiente político do Amapá favorece a criação de negócios sustentáveis, com geração de emprego e renda.
“Nessa janela de oportunidade, na política e na economia, podemos transformar ainda mais o nosso estado a partir dos municípios. Quanto mais construirmos consensos, maiores serão as chances de sucesso. E o consenso se constrói com política, com gestos no dia a dia. Tenho certeza de que todos aqui estão dispostos a dar passos concretos, com suporte técnico e decisão política, para avançarmos”, afirmou Clécio Luís.
Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), em parceria com o Governo do Estado e Associação dos Municípios do Amapá, o evento busca apresentar soluções e ferramentas que fortaleçam políticas públicas e estimulem a colaboração entre os diferentes atores que atuam no desenvolvimento econômico, social e sustentável do estado.
“O objetivo deste encontro é compartilhar experiências, encurtar caminhos e mostrar alternativas para desenvolver o Amapá. E é só com união que vamos conseguir. É possível, ao mesmo tempo em que defendemos o petróleo e o gás como ferramentas de desenvolvimento econômico, também investir no turismo, que tem impacto zero de poluição”, pontuou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-AP, Josiel Alcolumbre.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, reforçou, em nome do presidente Lula, o apoio aos consensos do Governo do Estado e o compromisso com os municípios, destacando as ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e anunciou que o programa Calha Norte, antes vinculado ao Ministério da Defesa, passará a ser gerido por sua pasta, ampliando o suporte às prefeituras.
“Vamos ampliar essa rede de política nacional de desenvolvimento regional. Na relação com o Governo do Estado, com o Governo Federal e com a bancada federal, o Amapá é um exemplo para o Brasil. As parcerias entre União, Estado e municípios facilitam a vida do cidadão, que está lá na sua cidade, onde tudo acontece, com a possibilidade de encontrar soluções locais. Quanto mais perto estivermos deles, melhor”, destacou o ministro.