A iniciativa visa orientar o setor turístico local com estratégias claras de promoção e desenvolvimento sustentável
Com o objetivo de fortalecer o turismo e posicionar o Amapá como destino competitivo nos cenários nacional e internacional, o Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira, 16, o Plano de Marketing Estadual de Turismo. A iniciativa visa orientar o setor turístico local com estratégias claras de promoção e desenvolvimento sustentável.
O novo plano é uma extensão do Plano Estadual de Turismo, documento que define as ações de médio e longo prazo para o setor, estabelecendo metas, prioridades e estratégias de governança. A construção do plano contou com participação social e foi alinhada às vocações naturais, culturais e econômicas do território amapaense.
“É um momento histórico para o Amapá. O turismo é uma das grandes potências do nosso estado, e precisamos trabalhar de forma estratégica para atrair visitantes, movimentar a economia e gerar oportunidades para a população”, destacou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.
Enquanto o Plano Estadual atua como base estruturante para o desenvolvimento do setor, o Plano de Marketing Turístico tem foco na promoção do Amapá como destino, propondo a construção de uma identidade turística forte, capaz de diferenciar o estado em um mercado cada vez mais competitivo. Entre as diretrizes estão o fortalecimento da imagem do Amapá, a valorização dos atrativos locais e o estímulo à presença do estado em feiras e campanhas promocionais.
“O Plano de Marketing Turístico do Amapá apresenta o conceito ‘Amazônia Autêntica’, destacando a força da cultura afro-indígena, o turismo de base comunitária, a relação com a natureza e uma gastronomia vibrante. Com horizonte de cinco anos, a iniciativa busca consolidar o estado como referência para viajantes em busca de autenticidade, ancestralidade e experiências transformadoras”, pontuou o consultor do plano, Thiago Akira.
O documento também estabelece ações para apoiar o trade turístico local, orientando empresários, guias, agências e demais profissionais do setor sobre como alinhar seus serviços às estratégias de promoção do destino.
A iniciativa marca um novo capítulo para o setor no estado e representa mais um passo na construção de um turismo que respeita as raízes culturais e naturais do Amapá, ao mesmo tempo em que gera desenvolvimento econômico e inclusão social.