‘O Petróleo não nos pegará de surpresa, vamos preparar o Amapá para este novo momento’, afirma governador Clécio no Oiapoque Energy 2025


Encontro, que reúne especialistas e representantes do setor energético no município, é mais uma das indicações de que o Amapá segue avançando na preparação para esse novo ciclo de desenvolvimento

Na abertura do Oiapoque Energy 2025, nesta terça-feira, 2, o governador Clécio Luís destacou que o encontro, que reúne os principais atores dos segmentos de petróleo e energias renováveis, representa mais uma etapa de preparação do estado para a nova realidade econômica e integrar tanto a população quanto o setor empresarial ao processo de pesquisa e exploração da Margem Equatorial.

Governo do Amapá amplia o diálogo com empresas e comunidade sobre o ciclo de pesquisa e exploração de petróleo

“Nós precisamos preparar o Amapá para este novo momento. Não será obra de uma pessoa só, mas de uma sociedade inteira, algo geracional. E nós não vamos perder tempo, não vamos esperar o petróleo nos pegar de surpresa. Queremos mostrar como, por exemplo, a população do Oiapoque pode se integrar neste projeto, seja através de empregos, seja através de empresas fornecendo produtos, insumos, mercadorias e outras coisas”, enfatizou Clécio Luís.

O governador já havia se reunido, há um mês, com empresários e representantes do setor produtivo local para iniciar a preparação do mercado do município. Com a aproximação de grandes investimentos, Oiapoque se consolida como um dos principais polos de desenvolvimento do extremo norte do estado, abrindo um novo ciclo de oportunidades econômicas e sociais.

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Oiapoque, Lilma Campos

“Hoje estamos no olhar do mundo. No passado, muitas pessoas não nos enxergavam com o respeito e a consideração que temos conquistado agora. Sempre lembro que, quando eu viajava, éramos rotulados de forma preconceituosa, o que não representava nossa identidade. Hoje, porém, somos vistos de maneira diferente, com reconhecimento e valorização. Agradeço a presença de cada um de vocês, que contribui para ampliar nosso conhecimento e fortalecer o nosso município”, afirmou a presidente da Associação Comercial e Industrial de Oiapoque, Lilma Campos.

Posicionando Oiapoque como a nova fronteira energética do Brasil, o encontro, que segue até esta quarta-feira, 3, debate oportunidades, desafios e perspectivas da atividade petrolífera na Foz do Rio Amazonas, que tem o município como base estratégica. Promovido pelo Governo do Amapá, o evento busca ampliar a visibilidade para novos investimentos e fortalecer a integração entre poder público, empresas e a comunidade.

Presidente da Câmara de Vereadores de Oiapoque, Guido Mecânico

“Muitas mãos contribuíram para construir este evento, que reúne autoridades e representantes nacionais e internacionais em nosso município. Isso mostra a grandiosidade do que está acontecendo aqui. Parabenizo o senhor por apoiar uma iniciativa desse porte, que precisa se repetir com frequência. Só agora começamos a compreender a dimensão do processo em curso no nosso município”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores, Guido Mecânico.

O “Oiapoque Energy 2025” é coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) e atraiu autoridades e lideranças federais, estaduais e municipais, além de representações nacionais do setor de petróleo e do setor energético. Entre os convidados, estiveram presentes Eloy Casagrande, pesquisador e especialista em transição energética da Pontifícia Universidade Católica (PUC), e Natália Mourão, gerente de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Carlos Agenor, do Ministério de Minas e Energia, apresenta panorama da política energética nacional no Oiapoque Energy 2025

O momento ainda contou com a palestra do diretor do Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), Carlos Agenor, que abordou o tema “A Política Energética Nacional e a Importância da Margem Equatorial e dos Projetos Petrolíferos no Estado do Amapá”.

A ação dá continuidade ao “Welcome to Amapá: a nova fronteira do petróleo”, realizado na segunda-feira, 1º, durante a chegada do primeiro voo da rota direta entre Macapá e Rio de Janeiro. Na ocasião, uma delegação formada por 30 empresários do setor desembarcou no estado e seguiu para Oiapoque, onde participa da programação realizada no Fórum da Comarca.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícia Anterior

Centro de Radioterapia do Amapá contará com equipe oncológica especializada do Hospital de Amor

Próxima Notícia

'O Amapá conquista independência no cuidado ao câncer', diz ministro Alexandre Padilha


Você vai gostar...