Prédio recebeu uma força-tarefa nos últimos 18 meses para a finalização dos trabalhos e entrega à comunidade escolar
O Governo do Amapá trabalha nos últimos ajustes da obra do novo Centro de Educação Profissional de Artes Visuais Cândido Portinari, em Macapá, que será inaugurado na próxima terça-feira, 20. O prédio foi completamente reformado e ampliado, com obras intensivas nos últimos 18 meses, e segue o compromisso com a infraestrutura da educação prevista no Plano de Governo.
Desde janeiro de 2023, os serviços foram intensificados. O projeto arquitetônico de adequações, obras do educandário e intervenções foi elaborado por técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com intervenções no local levando em consideração a estrutura histórica da instituição no Amapá.
“Nós mantivemos a estrutura inicial e realizamos adequações e ampliações conforme a necessidade do centro, levando em consideração o clima amazônico”, explica o secretário de Estado de Infraestrutura, David Covre.
Houve a retirada de algumas estruturas comprometidas pelo tempo, colocação de calçamento, sistema de abastecimento d’água com uma nova torre elevada em concreto na capacidade de 5 mil litros, paisagismo e plataforma elevada para o público PNE.
O prédio também teve substituição em toda a rede elétrica, de esgoto, rede lógica, hidráulica, hidrossanitária, cobertura e estruturas de forro em PVC.
As paredes receberam pintura, houve a colocação de iluminação em LED, acessibilidade, contrapiso, revestimento cerâmico em áreas molhadas, rodapé, portas e janelas em material composto de alumínio para promover ambientes de trabalho mais produtivos e acolhedores. O investimento na obra chega ao total de R$ 5.131.767,08 milhões, através de recursos próprios do Tesouro Estadual.
A obra iniciou em setembro de 2014 e passou por períodos de paralização e tramites administrativos de rescisão de contratos com empresas. Somando o período de quase 15 anos em obras, sendo retomado pela atual gestão atual.
Cursos do Cândido Portinari
O Cândido funciona há mais de 50 anos com a oferta de cursos técnicos de nível médio de duas formas: Subsequente (para quem já concluiu o ensino médio e/ou equivalente) e Concomitante (estar cursando o Ensino Médio e/ou equivalente).
Para o nível médio possui os cursos técnicos em Artes Visuais, Processo Fotográfico, Artesanato e Design Gráfico (previsto para 2025).
Já para os cursos de qualificação profissional, o Centro oferece Ilustrador, Artesão de Pintura em Tecidos, Pintor de Artes, Cartonageiro à Mão, Serígrafo, Gravurista e Ilustrador Digital (previsto para 2025).
O desenho curricular é estruturado em um percurso formativo, preferencialmente organizado em módulos, que favorece a construção de um itinerário formativo com saídas intermediárias de qualificação profissional.