Voltado para profissionais da imprensa e acadêmicos de comunicação, o evento deste ano tem como tema “O Jornalismo como voz da dignidade e liberdade”
Marcelo Canellas é o jornalista convidado para o 2º Fórum de Direitos Humanos para a Imprensa Amapaense, que acontecerá no dia 20 de maio, na Sede Administrativa da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP). Especializado na cobertura de temas ligados aos direitos humanos e sociais, Marcelo apresentará a palestra “O Jornalismo como voz da dignidade e liberdade”.
O evento é totalmente gratuito e com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/rDzDAWPT1y4a9QYx7.
O objetivo é oferecer aos profissionais da imprensa e estudantes de jornalismo uma compreensão mais aprofundada sobre os direitos humanos e sua importância nas coberturas do dia a dia, além de fortalecer os laços entre a Defensoria Pública e os profissionais da comunicação, incluindo a instituição como parceira na formação crítica e ética desses profissionais.
“A gente entende que uma imprensa sensível e bem formada é essencial para ampliar a voz de pessoas em situação de vulnerabilidade, que, sem visibilidade, correm o risco de terem seus direitos negligenciados”, explicou Rafael Guerra, coordenador de Comunicação da DPE-AP.
O evento também contará com a participação do Grupo de Trabalho “Política sobre Drogas do Amapá”, que apresentará a minuta do Manual de Redação para imprensa, com o convite para que os profissionais participem da construção do texto final.
A escolha da data tem caráter simbólico, já que no dia 19 de maio é celebrado o “Dia da Defensoria, da Defensora e do Defensor Público”, e ao longo de todo o mês a instituição destaca sua missão fundamental: a promoção e garantia dos direitos humanos.
Esta é a segunda edição do Fórum. Em 2024 o corregedor-geral, Eduardo dos Anjos, esteve à frente do evento com a palestra “Defensoria como instituição e instrumento constitucional para a concretização de direitos fundamentais”.
Oficina para estudantes de comunicação
Jornalista e documentarista, Marcelo Canellas atuou por 33 anos como repórter especial na Rede Globo, onde foi reconhecido e premiado diversas vezes. Hoje, se dedica a produção de documentários que continuam se destacando, como a série da Globoplay “Boate Kiss, a Tragédia de Santa Maria”, que teve a melhor estreia de um documentário desde que a plataforma começou a publicar o gênero, em 2019.
Usando essa experiência, Marcelo vai trabalhar com os estudantes de comunicação o tema “Carpintaria – micronarrativas para vídeos online”.
No encontro, o jornalista vai apresentar os vídeos que tem produzido e explicar todo o caminho que percorreu para que o produto ficasse pronto, desde a roteirização, captação e edição. Ele também vai falar sobre o mercado para esse material.
Marcelo Canellas
Marcelo Canellas é cronista, jornalista e documentarista com trajetória marcada pela cobertura de temas ligados aos direitos humanos, à sustentabilidade e à vida brasileira. Um dos 10 jornalistas mais premiados de todos os tempos segundo o portal Jornalistas & Cia, é o único brasileiro a receber o Prêmio Boerma/FAO concedido pelas Nações Unidas a jornalistas que se destacam no combate à fome no mundo.
Sua série FOME, do Jornal Nacional, de 2001, é, até hoje, o conjunto de reportagens mais premiado da televisão brasileira.