Ação deve ser feita de forma on-line pelos diretores escolares. Produções serão avaliadas e selecionadas para compor livro, em 2025
Estudantes da rede estadual de ensino têm até o dia 30 de agosto para se inscreverem no 2° Concurso de Gêneros Textuais do Governo do Amapá. A ação deve ser feita de forma on-line pelos diretores escolares, e darão direito ao envio de sete textos estudantis para a banca avaliadora.
Os trabalhos serão escritos por estudantes e devem tratar sobre o tema “Amapá: justiça climática, convivência comunitária e proteção à floresta”. O assunto busca promover o debate em torno do lugar que o Amapá ocupa na Amazônia e a participação do estado na COP 30.
Cada escola só poderá inscrever um texto por etapa de ensino, sendo eles:
- Fábula: 1° ao 5° ano do ensino fundamental
- Poema: 6º ano do ensino fundamental;
- Memórias literárias: 7º ano do ensino fundamental;
- Crônica: 8º ano do ensino fundamental;
- Relato pessoal 9º ano do ensino fundamental;
- Documentário: 1ª e 2ª séries do ensino médio;
- Artigo de opinião: 3ª série do ensino médio.
Os conteúdos serão avaliados e julgados por uma equipe técnica formada por professores, doutores e mestres que integram a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seed). As etapas seguintes estão no edital do concurso.
Concurso de Gêneros Textuais
A primeira edição recebeu textos de cinco municípios do Estado. As instituições de ensino submeteram cerca de 13 produções, entre documentários, poemas, relatos pessoais e artigos de opinião. O projeto rendeu o livro “Gêneros Textuais: Amapá 80 anos de histórias e estórias”, publicado em agosto pelo Governo do Amapá.