Inaugurado 1º Centro de Luta Olímpica no Amapá

Espaço fortalece o treinamento de atletas do projeto social “Luta Amapá”, garantindo mais conforto e eficiência nas atividades e consolidando o estado no cenário nacional da modalidade

Com o descerramento da placa, o Amapá ganha um novo espaço dedicado ao wrestling, impulsionando talentos e oportunidades para jovens atletas
Com o descerramento da placa, o Amapá ganha um novo espaço dedicado ao wrestling, impulsionando talentos e oportunidades para jovens atletas

O governador Clécio Luís inaugurou, nesta sexta-feira, 28, o Centro de Treinamento de Wrestling do projeto social “Luta Amapá”, na Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves da Silva, em Macapá. O espaço recebeu investimento de R$ 610 mil, com recursos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues e contrapartida do Tesouro Estadual.

Construído pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), o ginásio conta com tapetes de padrão olímpico, vestiários masculino e feminino, sala administrativa, arquibancadas e um telhado com painéis termoacústicos, que reduzem em até 90% a temperatura interna, proporcionando mais conforto para alunos e professores durante as atividades.

Governador Clécio Luís ao lado da coordenadora do projeto, Márcia Costa, e do jovem atleta Ravem Sarnir

“É um projeto com grande adesão, mas, até então, os atletas precisavam levar o tatame para a quadra, o que demandava cerca de uma hora entre montar e desmontar, além das dificuldades na utilização do espaço compartilhado. Com um local próprio para a prática da modalidade, esses problemas foram resolvidos. Seguimos firmes no apoio ao esporte e a projetos sociais como este, que fazem a diferença e salvam vidas”, disse Clécio Luís.

O senador Randolfe Rodrigues destacou a importância da luta olímpica, esporte que surgiu antes mesmo das Olimpíadas da era moderna e mantém uma conexão com os jogos da antiguidade, e a existência de uma escola no estado dedicada à prática da modalidade, voltada para o desenvolvimento dos atletas e sua preparação para o futuro.

Senador Randolfe Rodrigues celebrou a construção do espaço que será referência da modalidade no estado

“É uma história de uma modalidade olímpica que junta a antiguidade clássica com a contemporaneidade. Mas é a história também que se faz aqui na escola, entrando no Messias formando os cidadãos, porque não é somente luta, é sobretudo a conquista dos valores da cidadania, dos valores do amor para com o outro, dos amores para disciplina com o princípio de vida”, enfatizou Rodrigues.

No estado, existiam apenas dois ginásios com essa infraestrutura de padrão olímpico. Um deles está localizado em Oiapoque, como parte de um polo do projeto, enquanto o outro fica em Macapá, em uma academia de musculação equipada para apoiar o treinamento de atletas. O centro desponta como uma referência na geração de novos talentos e consolida o Amapá no cenário nacional do Wrestling.

“O Amapá foi um dos estados com maior número de atletas na seleção brasileira nos jogos escolares mundiais na França. Essa é uma mudança social gigantesca: o garoto que só via a ponte, passou a ver a Torre Eiffel. E tudo isso aconteceu através do esporte, algo que é difícil de mensurar”, destacou o presidente da Federação de Wrestling do Amapá, Costa Júnior.

Presidente da Federação Amapaense de Wrestling, Costa Júnior, ao lado do governador Clécio Luís

O atleta Ravem Sarnir, de 15 anos, integra o projeto “Luta Amapá” há três anos.  Desde então, conquistou medalhas, teve a oportunidade de viajar e, no ano passado, sagrou-se campeão do circuito brasileiro sub-17. Sobre a nova estrutura de treinamento, ele destaca que o ambiente mais amplo e silencioso permitirá maior foco nos treinos, ajudando-o a alcançar um alto rendimento.

“Antes, esse tatame ficava na quadra e acabava atrapalhando outras modalidades, como futsal, vôlei e badminton. Com essa nova área, os esportes na escola serão ampliados, beneficiando todas as modalidades. Quero também convidar os moradores do bairro, sejam crianças, adolescentes e até adultos, para praticar esse esporte”, projetou o jovem.

Atleta Ravem Sarnir com cinturão do Campeonato Brasileiro sub-17
Atleta Ravem Sarnir com cinturão do Campeonato Brasileiro sub-17

Projeto Luta Amapá 

Implementado de forma experimental na Escola Estadual Antônio Messias em 2017, o Projeto Luta Amapá oferece aos alunos a oportunidade de competir e conhecer outras regiões. Além disso, a iniciativa possibilita o acúmulo de pontos para a Bolsa Atleta Federal, que fornece apoio financeiro a atletas em modalidades olímpicas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícia Anterior

"O petróleo é necessário ao povo do Amapá", diz governador Clécio Luís em seminário sobre a Margem Equatorial

Próxima Notícia

"Amapá Sem Fome" atende 500 famílias em vulnerabilidade alimentar no bairro Perpétuo Socorro

Você vai gostar...