Hemocentro precisa de mais de 100 doadores por dia para abastecer os hospitais, mas tem recebido menos da metade
Para enfrentar a baixa nos estoques de sangues raros, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está disponibilizando atendimento preferencial para doadores das tipagens AB- e O- até o dia 14 de fevereiro. Em alguns casos, esses são os mais seguros para pacientes que necessitam de transfusão.
Segundo o hemocentro, a prioridade é necessária para garantir o abastecimento adequado dos hemocomponentes, uma vez que os tipos AB- e O- estão com estoques críticos. Atualmente, a unidade precisa de mais de 100 doadores diários, mas tem recebido entre 30 e 40.
A diretora térmica do Hemoap, Hellen Bitencourt, explica que esse cenário já era esperado nesta época do ano, quando o fluxo de doadores diminui em razão de viagens.
“Geralmente, nos meses de dezembro, janeiro e julho, que são períodos de férias e festas, temos uma queda nas doações. Mas, além disso, tivemos a ampliação da rede hospitalar e o Programa Zera Fila, que aumentaram a demanda por transfusões de sangue”, destaca.
Saiba como garantir atendimento preferencial
Os candidatos devem comprovar o tipo sanguíneo, apresentando um exame de tipagem ou a comprovação no cadastro do Hemoap. Também podem ser convocados por ligação do hemocentro. No local de doação, basta informar o tipo sanguíneo para receber a senha prioritária.
Veja o que precisa para doar sangue:
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ocorrer até os 60 anos)
- Apresentar documento oficial com foto e CPF ou Cartão do SUS;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6h na noite anterior);
- Estar bem alimentado e hidratado;
- Para jovens de 16 e 17 anos, é necessário apresentar um termo de consentimento assinado pelo responsável legal.
- Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.
Serviço
As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoap, na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato através do número (96) 98414-1779.