Um guarda civil do município de São José de Mipibu, no Rio Grande do Norte, foi preso no sábado (8) acusado de aliciamento de menores pela internet. A ação foi realizada em uma operação conjunta entre as polícias civis do Amapá e do Rio Grande do Norte, coordenada pela Delegacia Especializada nos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA) de Macapá, em parceria com a DPCA/DEPID de Parnamirim e a 24ª Delegacia de Polícia de São José de Mipibu. O nome do suspeito não foi divulgado.
Segundo a delegada Cássia Costa de Melo, adjunta da DERCCA e responsável pelo caso, o crime ocorreu em outubro de 2024, depois que a mãe de três crianças, de 3 e 5 anos, publicou fotos das filhas em seu perfil no Facebook. As imagens mostravam as meninas brincando em uma piscina durante a comemoração do Dia das Crianças. Pouco depois, um perfil falso começou a fazer comentários obscenos e indecentes nas postagens, o que levou a mãe a registrar um boletim de ocorrência.
“Os comentários eram completamente obscenos, indecentes e carregados de uma perversidade que chamou a atenção da polícia. A equipe de investigação conseguiu identificar o autor dos assédios, que é um guarda civil de São José de Mipibu. Solicitei a prisão preventiva e a busca e apreensão domiciliar, medidas que foram deferidas pelo Poder Judiciário amapaense”, explicou a delegada.
Durante as buscas na residência do investigado, foram apreendidos um notebook, um pen drive, um celular, duas armas de fogo, carregadores e munições. O cumprimento dos mandados contou com a participação de um agente da DERCCA, que viajou ao Rio Grande do Norte para acompanhar a operação.
O suspeito foi encaminhado para audiência de custódia e permanecerá preso até a conclusão das investigações.