Parceria com o Instituto Léo Moura e o mandato do senador Davi Alcolumbre garante formação esportiva, inclusão social e melhor desempenho escolar para crianças e adolescentes amapaenses
O governador Clécio Luís lançou o projeto “Passaporte para Vitória” 2025. A iniciativa é uma articulação do senador Davi Alcolumbre, em parceria com o Instituto Léo Moura, e alia educação, esporte e cidadania. O lançamento contou com a presença do ex-jogador Léo Moura, fundador do instituto que leva seu nome.
Com investimento de R$ 7,3 milhões oriundos do Tesouro Estadual, o projeto implanta 20 núcleos de formação esportiva em todos os 16 municípios do Amapá, com quatro localizados em Macapá e dois em Santana. A proposta vai beneficiar 6 mil crianças e adolescentes com aulas de futebol de campo e acompanhamento pedagógico, promovendo o desenvolvimento físico, psicológico e social dos participantes.
“São 6 mil crianças nos 16 municípios do Amapá que recebem da chuteira até a mochila, que custam muito pouco financeiramente para o Estado, mas geram um resultado gigante. Nesse projeto essas crianças e adolescentes podem melhorar a sua vida pessoal, a relação com a família, a relação com a escola e com a sociedade, fora os talentos que podem ser descobertos aqui”, destacou o governador Clécio Luís.
Cada núcleo contará com 12 turmas, organizadas nas categorias Sub-7 a Sub-17, com cerca de 23 alunos por turma. O projeto será executado com profissionais de educação física e pedagogos, capacitados pela metodologia do Instituto Léo Moura, assegurando a qualidade do conteúdo prático e teórico oferecido.
O senador Davi Alcolumbre, responsável por articular a implantação do projeto no estado, ressaltou a abrangência da ação.
“Quando lutamos para trazer esse projeto ao Amapá, foi com a convicção de que ele pode mudar vidas. Nosso estado é o único onde o ‘Passaporte para Vitória’ funciona em todos os municípios. O esporte educa, disciplina e gera oportunidades. Parcerias como essa mostram que, juntos, podemos levar esperança a milhares de jovens e suas famílias”, afirmou o senador.
Para o ex-jogador e fundador do Instituto, Léo Moura, o projeto é a realização de um sonho.
“É uma alegria imensa ver o Instituto chegar ao Amapá com esse projeto tão especial. Desde o início da minha carreira, sempre acreditei no poder do esporte como ferramenta de inclusão e transformação. O Passaporte para a Vitória é o reflexo desse sonho”, declarou Léo Moura.
O Instituto Léo Moura é uma organização sem fins lucrativos que atua na formulação e execução de projetos sociais com foco na Educação pelo Esporte. Fundado oficialmente em 2016, já alcançou mais de 31 mil beneficiários em diversos estados do país.