O governador Clécio Luís recebeu, nesta terça-feira (8), o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, para uma visita à obra do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá, em fase final de conclusão. Durante o encontro, foi assinado um contrato entre o Governo do Estado e a Fundação PIO XII, que prevê a realização de 60 mil procedimentos gratuitos de prevenção e diagnóstico do câncer.
A estrutura, aguardada há décadas pela população, é fruto de parceria com o Ministério da Saúde e conta com recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre. A iniciativa marca um avanço histórico na saúde pública do estado, com a oferta inédita de radioterapia na rede pública, o que deve reduzir significativamente a necessidade de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
“Queremos fortalecer essa parceria para ampliar a prevenção e o diagnóstico precoce. Em breve, o centro estará em funcionamento, oferecendo tratamento de qualidade perto das famílias”, destacou Clécio Luís.
Atualmente, cerca de 100 pacientes do Amapá são atendidos em Porto Velho (RO). Para Henrique Prata, a iniciativa é um passo importante. “Fico emocionado com a sensibilidade do governador. Com essa liderança comprometida, o projeto tem tudo para ser um sucesso”, afirmou.