O objetivo é apoiar o empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento econômico, tecnológico e sustentável
O Governo do Amapá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP) realizaram nesta quinta-feira, 31, o primeiro dia da 3ª Feira Internacional de Oiapoque. Com foco no fortalecimento do empreendedorismo, geração de negócios sustentáveis e integração econômica na região transfronteiriça, reunindo expositores e visitantes de diversos países da América do Sul e Caribe.
Com expectativa de atrair cerca de 10 mil visitantes durante os quatro dias de evento, a feira conta com 60 estandes representando setores diversos como gastronomia, indústria, comércio, serviços, artesanato, moda autoral, economia criativa, inovação e turismo.
“Estamos consolidando o Oiapoque como uma porta de entrada do Brasil para a América Latina e Caribe. Este evento é mais que uma feira, é um marco de articulação internacional para fortalecer nosso ambiente de negócios e atrair investimentos”, afirmou o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), Wandenberg Pitaluga.
A programação inclui rodadas de negócios nacionais e internacionais, painéis sobre petróleo, gás e energia, além de palestras sobre inovação e tecnologia. Um dos destaques é o espaço Cozinha Show, que traz chefs do Brasil e da Guiana Francesa demonstrando receitas e técnicas da culinária amazônica e caribenha. O público também poderá contar com serviços de orientação empresarial oferecidos na Carreta Empreendedora Sebrae.
“Nosso foco é preparar os pequenos negócios para a competitividade internacional. A feira representa uma ponte concreta para novos mercados e parcerias, ampliando a visão de nossos empreendedores e conectando culturas por meio do comércio”, destacou A diretora superintendente do Sebrae-AP, Alcilene Cavalcante.
Feira Internacional de Oiapoque
A Feira Internacional de Oiapoque é fruto de uma articulação que envolve, além do Sebrae-AP, Agência Amapá e Governo do Estado, parceiros como a Coletividade Territorial da Guiana Francesa (CTG), Câmara de Comércio e Indústria da Guiana (CCIG), Prefeitura de Oiapoque, Associação Comercial de Oiapoque (Acoi), Senac e Sindetur-AP.
“A Guiana Francesa enxerga no Amapá um parceiro estratégico. Esta feira simboliza um esforço conjunto para promover integração econômica e social entre nossas comunidades. Acreditamos no poder da colaboração transfronteiriça para o desenvolvimento sustentável”, reforçou a 14ª vice-presidente da CTG, Tiarrah Steenwinkel.