Localizada no Norte do Brasil, entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte, a Margem Equatorial, que apresenta um importante potencial petrolífero e uma oportunidade para melhorar a vida de milhares de brasileiros, será tema de debate com a presença de autoridades e especialistas
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, cumpre agenda nesta quarta-feira (26), em Brasília (DF), onde participa da abertura do evento “Margem Equatorial e Políticas Públicas”, realizado pelo Brasil 247 e Agenda do Poder, com presença de diversas autoridades e especialistas.
O evento discutirá o potencial econômico e os desafios ambientais relacionados à exploração de petróleo na Margem Equatorial, região marítima que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte.
Estimativas do Ministério de Minas e Energia apontam para a existência de 10 bilhões de barris de petróleo na região, o que pode significar um investimento de R$ 280 bilhões e a geração de 350 mil empregos. As participações governamentais decorrentes da exploração podem ultrapassar R$ 1 trilhão, alavancando investimentos em infraestrutura, saúde e educação.
Com transmissão ao vivo pela TV 247 e cobertura da mídia especializada, o evento vai reunir especialistas, autoridades públicas e representantes do setor de óleo e gás. A programação inclui quatro painéis temáticos que abordarão desde a segurança energética até a transição para fontes renováveis e o impacto dos royalties nas políticas públicas.
O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo Lula, e o governador do Amapá, Clécio Luís, discutirão o potencial transformador da exploração para o estado, logo após a abertura do evento.