O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) recebeu, nesta terça-feira (18), um carro 0 km destinada a fortalecer as ações do Programa Pop Rua Jud Amapá, iniciativa voltada ao atendimento da população em situação de rua. O veículo foi adquirido graças a uma emenda parlamentar de R$ 100 mil do deputado estadual Roberto Góes (União Brasil), e R$ 23 mil de contrapartida do Tribunal. A entrega foi feita ao presidente do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, com representação do parlamentar pelo vereador de Macapá, Claudio Góes (Solidariedade).
Para o presidente do TJAP, a iniciativa do deputado Roberto Góes demonstra compromisso com políticas públicas de inclusão social e contribui diretamente para ampliar a presença do Estado junto às pessoas mais vulneráveis. Jayme Ferreira destacou que a emenda viabilizou um reforço essencial à estrutura do programa.
“A entrega deste veículo é um avanço real no atendimento às pessoas que mais precisam da presença do Estado. Agradeço o apoio do deputado Roberto Góes, que permitiu esta aquisição. O Tribunal atua no suporte total ao Pop Rua Jud, que conta com a competência e dedicação do juiz Marconi Pimenta, para ampliar o acesso à justiça e garantir dignidade à população em situação de rua”, afirmou o presidente do TJAP.
O juiz Marconi Pimenta, coordenador do programa, destacou que o veículo terá uso exclusivo nas ações do Pop Rua Jud e ampliará significativamente a capacidade de atendimento direto às pessoas em extrema vulnerabilidade.
“O carro será fundamental para as atividades do programa e permitirá ampliar a atuação do Pop Rua Jud, com reforço no atendimento direto às pessoas em situação de rua. Com o veículo, nossa equipe chegará com mais agilidade onde a população mais vulnerável se encontra, assegurando cidadania, orientação e acesso efetivo à justiça”, ressaltou o magistrado.
Com a destinação do recurso, o deputado Roberto Góes reforça sua atuação em defesa de políticas sociais e seu compromisso em apoiar iniciativas que garantem inclusão, dignidade e maior alcance das ações do poder público.
Mais sobre o Pop Rua Jud Amapá
O Pop Rua Jud Amapá integra a política nacional coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e funciona no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Zona Norte de Macapá (Cejusc Norte). O programa aproxima o Judiciário de cidadãos em situação de rua, assegura atendimento humanizado, facilita o acesso à justiça, possibilita a emissão de documentos, registra demandas urgentes e articula encaminhamentos para serviços públicos essenciais. A proposta reforça o compromisso do TJAP em garantir voz, escolhas e dignidade à população em vulnerabilidade extrema, em uma atuação que reúne diversas áreas do conhecimento e políticas de proteção social.
Reconhecimento nacional do Pop Rua Jud Amapá
O Pop Rua Jud Amapá consolidou-se como referência nacional em inclusão social e inovação na prestação jurisdicional. Em 2023, recebeu o Prêmio Innovare na categoria Tribunal, reconhecimento que evidenciou a efetividade das ações voltadas à população em situação de rua e a aproximação concreta entre Justiça e cidadania.
O programa também alcançou destaque em premiações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): obteve o 1º lugar no Prêmio CNJ de Boas Práticas em 2024 com o projeto “Sexta Restaurativa Pop Rua Jud”, além de menção honrosa pelo “Cejusc Pop Rua Jud”. Em 2025, conquistou o 2º Prêmio de Responsabilidade Social do CNJ com o projeto “Pop Rua Jud: Mãos ao Trabalho”, que incentiva a reinserção profissional de pessoas em situação de rua e reforça o impacto social e a capacidade transformadora das ações desenvolvidas pelo TJAP.
