Programação homenageia Tia Biló e inclui novidades culturais e esportivas
A tradicional celebração do Ciclo do Marabaixo 2025 será oficialmente lançada nesta quarta-feira (9), em Macapá. Com mais de um século de história, o evento terá início no Sábado de Aleluia, 19 de abril, e se estenderá até o Domingo do Senhor, 22 de junho.
Neste ano, o ciclo presta homenagem ao centenário de Benedita Guilherma Ramos, a Tia Biló, matriarca do marabaixo do bairro Laguinho, falecida em 2021, aos 96 anos.
Pelo terceiro ano consecutivo, será montada a Central do Ciclo do Marabaixo no Centro de Cultura Negra do Laguinho, que nos dias 11 e 12 de abril servirá como vitrine das tradições, com destaque para o sopão e a gengibirra.
A edição 2025 traz também novidades: uma corrida e um pedal cultural, além do lançamento do projeto “Marabaixando entre Versos e Ladrões” nas plataformas digitais, da revista e documentário do projeto “Pretas do Marabaixo”, e de um edital de credenciamento das festas tradicionais. Está prevista ainda a participação de uma atração nacional.
As tradicionais rodas de marabaixo acontecerão nos barracões da Associação Raimundo Ladislau, Associação Zeca e Bibi Costa, Santíssima Trindade da Casa Grande, União Folclórica de Campina Grande, Berço do Marabaixo, Marabaixo do Pavão e Raízes da Favela Dica Congó.