Carnaval 2025: barracões trabalham em ritmo acelerado na preparação das alegorias para os desfiles das escolas de samba

Apresentação das 10 agremiações dos Grupos de Acesso e Especial acontecem nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Sambódromo de Macapá

Bastidores dos barracões geram emprego e renda para a comunidade
Bastidores dos barracões geram emprego e renda para a comunidade

Faltando 15 dias para o tradicional desfile das escolas de samba do Amapá, que este ano acontece nos dias 28 de fevereiro a 1º de março, os trabalhos nos barracões da Cidade do Samba seguem em ritmo acelerado na preparação das alegorias e adereços. Do soldador ao aderecista, vários profissionais atuam dia e noite para deixar tudo perfeito para encantar o público e jurados durante as apresentações na avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo de Macapá.

Promovido pela Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com investimentos do Governo do Estado e de emenda do senador Davi Alcolumbre, o desfile integra a programação do Carnaval do Meio do Mundo 2025, que exalta a cadeia produtiva e criativa, crescente no estado, e que também movimenta a economia local. Além disso, as 10 agremiações têm a oportunidade de demonstrar a capacidade de investimentos nas apresentações, inovando nos detalhes que agregam luxo e brilho às peças.

É nos barracões das escolas que samba que as alegorias ganham forma e até vida nos sonhos dos carnavalescos
É nos barracões das escolas que samba que as alegorias ganham forma e até “vida” nos sonhos dos carnavalescos

Especialista em ornamentação, Josineide Almeida Canto, de 30 anos, conta que ela e o marido vieram especialmente de Parintins, no estado do Amazonas, para trabalhar na montagem das estruturas da alegorias e adereços da Boêmios do Laguinho, que tem como enredo:  “Elogio da Loucura”, a escola conquistou o título de melhor samba de enredo do Festival 2025 que também premiou a melhor bateria, sendo de Piratas Estilizados.

“O trabalho nos barracões dá vida às criações, desde a soldagem das estruturas a ornamentação que envolvem muitas etapas, como aplicação de tecidos, pedrarias e outros itens que dão formas, com requinte e luxo, aos adereços e carros alegóricos”, explica Josineide.

Ornamentadora Josineide Almeida, trabalha nos detalhes das alegorias
Ornamentadora Josineide Almeida, trabalha nos detalhes das alegorias

O refinamento e organização das escolas de samba movimenta nos barracões uma indústria criativa cultural projetada no período carnavalesco e, que gera postos de trabalhos. As agremiações apressam o ritmo e, com isso, é preciso a contratação de mais mão de obra, entre os contratados está a aderecista Caroline Pantoja, de 25 anos, que aproveitou a oportunidade do trabalho temporário.

“Estou trabalhando há três semanas no barracão e está sendo recompensador, além de ser um dinheiro extra que entra, aqui a gente trabalha com amor e dedicação pela nossa escola do coração para que tudo fique perfeito no dia do desfile”, declarou a jovem aderecista.

Carnaval 2025

O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.

Confira a ordem e horário dos desfiles:

Sexta-feira, 28 de fevereiro

Embaixada de Samba – 21h
Solidariedade – 22h35
Império da Zona Norte – 0h10
Piratas Estilizados – 1h45
Império do Povo – 3h20

Sábado, 1º de março

Emissários da Cegonha – 21h
Unidos do Buritizal – 22h35
Boêmios do Laguinho – 0h10
Maracatu da Favela – 1h45
Piratas da Batucada – 3h20

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícia Anterior

Roberto Góes discute investimentos no esporte com senadores em Brasília

Próxima Notícia

Governo do Amapá garante atendimento imediato às famílias atingidas pelas fortes chuvas em Macapá

Você vai gostar...