A ação é uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer e aproximar estados e municípios da gestão federal.
A Caravana Federativa no Amapá encerra nesta sexta-feira, 3, com mais de 4,3 mil credenciamentos e mais de 1 mil atendimentos ao público presente. A programação conta com a presença de mais de 40 entidades federativas ofertando serviços, atendimentos e informações para fortalecer a cooperação entre entes da União, estados e municípios.
No primeiro dia, foram 495 atendimentos realizados e na manhã desta sexta-feira, o número foi ampliado em mais de 500 serviços ofertados aos gestores estaduais e municipais. No balanço parcial, só a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atendeu cerca de 200 demandas em dois dias.
A ação é realizada pelo do Governo Federal, que faz o atendimento de secretários de Estado, municipais e prefeitos para aprimorar os serviços da União em cada região, promovendo a integração dos entes públicos e fortalecendo o pacto federativo.
“Tivemos um resultando fantástico, com mais de 30 ministérios, bancos, empresas públicas, a presença massiva do Governo do Amapá atendendo o público com serviços, orientações e dialogando com as entidades federais. Então, do ponto de vista da relação política que precisa ser estabelecida pelos Governos do Estado e Federal para atender a população, conseguimos ter êxito”, avaliou o secretário do Gabinete Civil do Estado, Richard Madureira.
Durante os dois dias de evento, foram disponibilizados atendimentos, acesso a informações sobre programas e serviços essenciais da União. A caravana também foi uma grande oportunidade para atrair investimentos, discutir e elaborar projetos e políticas públicas, e destravar recursos para o estado do Amapá. Além disso, participaram órgãos de controle, como Ministério Público, Controladorias, Tribunais e a Assembleia Legislativa do Estado.
“Essa integração entre as instituições públicas, com órgãos de controle presentes, faz com que o Governo do Estado garanta a transparência da gestão de recursos aplicados”, reforçou o secretário.
Para estimular o diálogo entre o Governo Federal, o Governo do Estado e os 16 municípios, o Amapá recebeu a 9ª edição da Caravana Federativa até esta sexta-feira, 3.
A iniciativa itinerante, promovida pelo Governo Federal, possibilita um contato direto com Ministérios, Autarquias, Bancos e diversas empresas públicas. Até sexta-feira, 3, serão disponibilizados atendimentos, acesso a informações sobre programas e serviços essenciais, além de incentivar a colaboração entre os entes federativos.