Amapá sedia encontro científico bilateral entre Brasil e França com pautas estratégicas rumo à COP30


1º Seminário do Centro Franco-Brasileiro reúne pesquisadores e autoridades para debater saúde, biodiversidade e cooperação transfronteiriça, com destaque à produção científica da Amazônia

Nesta segunda-feira, 29, em Macapá, foi realizada a abertura do 1º Seminário do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica, com pesquisadores do Amapá e da Guiana Francesa para debater temas estratégicos para a região amazônica. A programação, organizada pelos Governos do Estado e Federal, visa construir consensos em pautas que poderão ser apresentadas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em novembro, em Belém (PA).

Encontro marca um passo importante na construção de pautas estratégicas que poderão ser apresentadas na COP30

O encontro coloca em evidência dois eixos centrais: a saúde nas zonas de fronteira, com ênfase na integração entre Amapá e Guiana Francesa, e a biodiversidade, abordada em seus múltiplos aspectos relacionados a florestas, rios, águas interiores e zonas costeiras. Para o governador em exercício, Teles Júnior, houve avanços na cooperação cultural, na segurança pública e no meio acadêmico, mas ainda existem entraves para facilitar o comércio de bens e serviços, assim como o trânsito de pessoas entre os dois países.

“O povo da Guiana Francesa anseia por uma integração econômica com o Amapá, e o mesmo sentimento existe entre os amapaenses em relação à Guiana. Um terço da população guianesa é formada por brasileiros, o que reforça o desejo de maior proximidade, tanto nas relações pessoais quanto no fluxo comercial entre as duas regiões”, afirmou Teles.

Governador em exercício, Teles Júnior, durante seu discurso sobre integração econômica e cooperação transfronteiriça entre Amapá e Guiana Francesa

Ciência e cooperação internacional

O conselheiro de cooperação e relações culturais da Embaixada da França, François Legué, anunciou que, no fim de outubro deste ano, será lançada uma chamada de projetos de pesquisa para equipes brasileiras e francesas, com a expectativa de que novas iniciativas contribuam para a proteção e o desenvolvimento da biodiversidade amazônica nos próximos anos.

François Legué, conselheiro de cooperação da Embaixada da França

“Esse centro foi criado pelos presidentes Macron e Lula em março de 2024 e lançado em Manaus, em setembro do mesmo ano. Agora, este seminário reúne parceiros da Guiana Francesa, cientistas e representantes do Amapá. A ideia é que, além de trabalharmos a integração fronteiriça, possamos também compartilhar pesquisa científica”, pontuou Legué.

Comunidade científica debate caminhos para integrar saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Gutemberg Silva, afirmou que são desenvolvidas ações para projetar a ciência amapaense na COP30 e destacou o Centro Franco-Brasileiro como iniciativa estratégica para valorizar ativos ambientais e enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

Gutemberg Silva, diretor-presidente da Fapeap

“Temos uma missão que já percorre uma longa trajetória: reforçar os laços com nossos vizinhos. Um deles é a França, que, mesmo com sua condição histórica e geográfica singular, integra a América do Sul pela Guiana Francesa. Já trabalhamos juntos há mais de uma década em iniciativas no campo da ciência e da educação, em fortalecimento da cooperação transfronteiriça”, enfatizou Silva.

1º Seminário do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica

O encontro, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeap), aconteceu no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A programação contou com palestras, mesas-redondas e apresentações de pôsteres científicos voltados à pesquisa e à conservação da Amazônia.

Pesquisadores e autoridades durante a abertura do 1º Seminário do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícia Anterior

Iapen deflagra 2ª fase da Operação Tabuleiro e reforça controle da segurança penitenciária no 'Cadeião'

Próxima Notícia

Com apoio da FAF, Mazagão segue firme no Campeonato Intermunicipal de Futebol 2025