Amapá é o primeiro estado a receber visita do Ministério do Turismo que busca fortalecer o setor turístico

Parceria entre o Governo do Estado e o Ministério do Turismo busca fortalecer o setor turístico, como parte do programa ‘PRT em Ação – Mapa do Turismo Até Você’

O Governo do Amapá, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), realizou nesta quinta-feira, 20, a última visita técnica do programa ‘PRT em Ação – Mapa do Turismo Até Você’, no município de Laranjal do Jari e comunidades rurais do Sul do estado. O estado é o primeiro a receber a iniciativa, que busca discutir políticas para o desenvolvimento do turismo na região, explorando o potencial natural e cultural do local.

Durante os encontros, técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e do MTur apresentaram propostas para a criação de roteiros turísticos, incluindo a “Trilha da Castanha” e a valorização dos sítios arqueológicos das áreas agrícolas. Além disso, a equipe visitou as Cataratas de Santo Antônio, considerada a segunda maior do Brasil, atrás apenas das Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

Secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão

“Laranjal do Jari tem um enorme leque turístico, com paisagens naturais exuberantes e comunidades que podem se beneficiar do turismo sustentável. Estamos trabalhando para estruturar melhor esses roteiros e garantir que a população local também colha os frutos desse desenvolvimento”, destacou a secretária da Setur, Syntia Lamarão.

Morador da comunidade do Açaizal, na zona rural de Laranjal do Jari, o extrativista Sebastião da Silva vê com bons olhos a possibilidade de sua região ser incluída nos roteiros turísticos.

Extrativista da comunidade do Açaizal, Sebastião

“A castanha sempre foi nosso sustento, mas se o turismo vier para cá, vai ajudar a melhorar nossa renda e dar mais visibilidade para o nosso trabalho”, pontuou o extrativista.

Recentemente, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho foram incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta do Governo Federal que identifica municípios com potencial turístico. Com isso, o Amapá agora conta com seis cidades reconhecidas nacionalmente, enquanto Ferreira Gomes e Santana estão na fase de análise para possível inclusão.

“Esse reconhecimento é um passo importante para fortalecer o turismo na nossa cidade. Com investimentos e planejamento, podemos transformar nossas riquezas naturais em fonte de emprego e renda para a população”, reforçou o prefeito de Laranjal do Jari, Teddy Marcel.

Município de Laranjal do Jari tem grande potencial turístico
Município de Laranjal do Jari tem grande potencial turístico

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícia Anterior

Ensaios técnicos do Carnaval no Meio do Mundo 2025 começam neste domingo (23)

Próxima Notícia

Senador Randolfe aprova projeto para quitação de restos a pagar acumulados desde 2019