HCA fortalece atendimento em cardiologia pediátrica e aprimora diagnóstico precoce de doenças cardíacas em crianças


Serviço especializado realiza exames de eletrocardiograma e ecocardiograma em crianças e adolescentes de até 16 anos, com solicitação médica

O Governo do Amapá tem avançado na assistência à saúde infantil no Estado com a consolidação da sala de cardiologia pediátrica do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).
O espaço funciona há três anos e é responsável pelo diagnóstico e acompanhamento de crianças e adolescentes com suspeita de cardiopatia congênita, sob coordenação das cardiologistas pediátricas Ana Chucre e Cristiane Carneiro, únicas especialistas na área em atuação no estado.

A cardiopatia congênita é uma das doenças mais frequentes no mundo, atualmente reconhecida com um grande problema na saúde pública mundial, acometendo uma em cada 100 crianças nascidas vivas. O diagnóstico precoce é decisivo para garantir o tratamento adequado e evitar complicações graves.

No HCA, o serviço tem contribuído para identificar e encaminhar pacientes para tratamento com agilidade, assegurando um cuidado de qualidade e humanizado.

Cardiologistas pediátricas Cristiane Carneiro, à esquerda, e Ana Chucre

“Esses exames mudam a vida das pessoas. Muitas crianças chegam cansadas, com cianose e dificuldade para ganhar peso. Através do ecocardiograma e do eletrocardiograma conseguimos identificar o tipo de cardiopatia e definir a conduta médica mais adequada”, explicou a cardiologista pediátrica doutora Cristiane Carneiro.

A sala de cardiologia realiza ecocardiogramas e eletrocardiogramas, atendendo pacientes internados na unidade, e também crianças de até 16 anos com solicitação médica para a realização do exame. Adultos com cardiopatia congênita podem ser avaliados mediante encaminhamento especializado.

Atualmente, o serviço realiza em média 130 exames por mês, com marcação disponível todos os dias da semana, inclusive sábados e domingo, a partir das 8h da manhã, diretamente na unidade.

De acordo com a doutora Ana Chucre, o diagnóstico precoce tem garantido que crianças com alterações cardíacas recebam tratamento clínico e ou cirúrgico de forma mais rápida.

“Hoje reavaliamos uma criança que teve diagnóstico ainda no período neonatal e que já passou por cirurgia corretiva fora do estado. Ela está de volta a nossa unidade onde sendo acompanhada no pós operatório aqui no Amapá. Isso mostra o quanto o diagnóstico precoce salva vidas”, destacou a médica.

Avaliação de paciente pós cirúrgico

Expansão do serviço e novos projetos

Como parte do processo de revitalização do HCA, está em fase de planejamento a implantação de um ambulatório próprio de cardiologia pediátrica.

“A expectativa é que, com o novo ambulatório, possamos atender o paciente encaminhado e realizar consulta, ecocardiograma e eletrocardiograma no mesmo dia. Isso agilizará muito o atendimento, principalmente das crianças que vêm do interior”, explicou doutora Ana Chucre.

A iniciativa permitirá integrar consulta e exames em um único serviço, oferecendo mais agilidade e conforto para as famílias.

“Com esse novo formato, teremos diagnósticos mais rápidos e tratamentos serão iniciados imediatamente. Nosso maior objetivo é oferecer um cuidado completo e humanizado a essas crianças”, completou doutora Cristiane.

Atualmente, o serviço realiza em média 130 exames por mês, com marcação disponível todos os dias da semana

Compromisso com a saúde infantil

O serviço de cardiologia pediátrica do HCA é um marco na rede pública de saúde do Amapá, garantindo que crianças com suspeita de doenças cardíacas tenham acesso a diagnóstico especializado e acompanhamento contínuo.

“Estamos de mãos dadas com crianças Cardiopatas e suas famílias, garantindo que cada uma tenha a oportunidade de crescer com um coração saudável”, reforçou a doutora Ana Chucre.

Com estrutura fortalecida, profissionais dedicados e novos projetos em andamento, o Governo do Amapá reafirma o compromisso de ampliar os serviços de saúde infantil e promover mais qualidade de vida para a população.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícia Anterior

Serviço e dedicação reconhecidos: Governo do Amapá certifica 83 novos aposentados pelo PAI II

Próxima Notícia

TIM é uma das três empresas mais diversas e inclusivas do mundo


Você vai gostar...