A Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP) e do Núcleo de Capturas, em ação integrada com a Polícia Federal — através do Grupo de Capturas (GCAP) e do Núcleo de Operações Marítimas (NEPOM) —, a Polícia Militar do Amapá — por meio da Companhia de Operações Especiais (COE) — e o Grupamento Tático Aéreo (GTA), realizou uma operação com o objetivo de cumprir mandados de prisão contra condenados pela Justiça que estariam foragidos no Distrito do Bailique.
O levantamento de informações durou cerca de um mês. Os mandados foram cumpridos ao longo de dois dias e a operação contou com apoio terrestre, fluvial e aéreo.
A primeira prisão foi a de um homem de 40 anos, condenado judicialmente pelo crime de roubo. Ele foi capturado na comunidade de Itamatatuba, no Distrito do Bailique, após permanecer foragido desde 2020. O indivíduo passará por audiência de custódia e deverá cumprir pena de 7 anos em regime semiaberto.
A segunda prisão foi de um homem de 35 anos, acusado de homicídio. Ele foi localizado na comunidade do Igarapé Grande do Curuá, também no Bailique. De acordo com as investigações, o crime ocorreu em agosto de 2018, durante uma discussão entre a vítima e o acusado, enquanto consumiam bebida alcoólica. O acusado teria desferido diversos golpes com o gargalo de uma garrafa, atingindo gravemente o braço da vítima, que morreu no local. Ele estava foragido desde 2019 e, após audiência de custódia, será encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN), para o cumprimento de sua prisão preventiva.
As prisões representam uma resposta firme do sistema de segurança pública à sociedade amapaense, reforçando o compromisso com a justiça e o combate à criminalidade.