Mazagão é incluído no Mapa do Turismo Brasileiro e exalta protagonismo nacional do Amapá no setor

Com a inclusão, agora o estado conta com nove municípios que fazem parte do programa nacional de regionalização

O município de Mazagão passou a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro. A atualização reforça o posicionamento do Amapá no cenário turístico nacional, que agora conta com nove municípios reconhecidos no instrumento do Ministério do Turismo que orienta a aplicação de políticas públicas e investimentos no setor.

Além da “terra de São Tiago”, permanecem no Mapa os municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Vitória do Jari, Santana e Ferreira Gomes.

“Mazagão tem tradição, história e belezas naturais que merecem ser valorizadas. Com essa inclusão, o município passa a ter acesso a políticas específicas para desenvolvimento do turismo, o que significa mais oportunidades, visibilidade e investimentos”, afirmou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.

Município possui forte tradição cultural e religiosa, como a Festa de São Tiago, realizada desde 1777
Município possui forte tradição cultural e religiosa, como a Festa de São Tiago, realizada desde 1777

A ampliação do número de municípios no Mapa ocorre na mesma semana em que o Amapá marcou presença na WTM Latin America 2025, a maior feira de turismo da América Latina, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, em São Paulo. O evento reuniu representantes de todo o Brasil e de diversos países, promovendo conexões estratégicas e divulgando destinos com potencial de crescimento.

“Levamos o que temos de melhor: nossa cultura, biodiversidade e hospitalidade. O Amapá está pronto para se posicionar como um destino autêntico e sustentável para o mundo”, concluiu Syntia.

Além da cultura, Mazagão possui belas paisagens naturais
Além da cultura, Mazagão possui belas paisagens naturais

Mapa do Turismo Brasileiro

O mapa é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que define a área (recorte territorial) a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.

Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios, a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. As localidades são identificadas com três categorias, sendo municípios turísticos; com ofertas turísticas complementares; e apoio ao turismo.

Mazagão

O município, na região Sul do Amapá, foi implantado oficialmente em 15 de novembro de 1915. Mas a cidade teve origem em 23 de janeiro de 1770, com a fundação de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, para abrigar famílias vindas da Mazagão Africana, uma colônia portuguesa no Marrocos que foi desativada para ser transferida para o Brasil.

Mazagão se notabilizou pelas manifestações religiosas e culturais. A mais conhecida, a Festa de São Tiago, acontece de 16 a 28 de julho no distrito de Mazagão Velho e mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto, recontando a guerra entre mouros e cristãos. A festividade acontece desde 1777. Mazagão Velho também concentra um extenso calendário de festas religiosas, tradicionais e culturais.

Apesar da notoriedade de São Tiago, a padroeira de Mazagão é Nossa Senhora da Assunção, que dá nome à Paróquia do município. Grupos culturais como o São Sebastião, também ganham força, a exemplo do que acontece na comunidade de Carvão. Na Vila Maracá, acontece o Festival da Castanha, geralmente no mês de junho. Mazagão possui diversas cachoeiras e belas paisagens naturais, com destaque para a cachoeira do rio Maracá e para a paisagem bucólica do Lago do Ajuruxi.

Mazagão é parte da Região Metropolitana de Macapá
Mazagão é parte da Região Metropolitana de Macapá

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícia Anterior

Pesquisadores realizam expedição científica na Reserva Biológica do Parazinho, no arquipélago do Bailique

Próxima Notícia

Estão abertas as inscrições para projeto de boxe Nelson dos Anjos, em Macapá

Você vai gostar...