Carnaval 2025: PCDs terão área inclusiva no Sambódromo

O espaço foi reestruturado para comportar 35 pessoas com deficiência e seus acompanhantes, com toda estrutura e comodidade, para os 2 dias dos desfiles

Para garantir a diversão inclusiva, o Governo do Estado remodelou a área de Pessoas com Deficiência (PcD), no Sambódromo de Macapá, para que curtam o Carnaval do Meio do Mundo 2025 com segurança e tranquilidade. A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADFAP) e Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap).

A área exclusiva para os PcD, implantada desde 2023, foi totalmente ampliada e atualmente, o espaço possui 35 vagas para os brincantes e mais 35 para os acompanhantes, totalizando 70 lugares, com visão privilegiada da avenida do samba, Ivaldo Veras, onde todos vão poder acompanhar as apresentações das 10 agremiações carnavalescas do estado, nos dois dias de desfiles, que acontece nesta sexta-feira, 28 e sábado, 1º de março.

Área está instalada próxima a passarela do samba, avenida Ivaldo Veras
Área está instalada próxima a passarela do samba, avenida Ivaldo Veras

Além disso, o local foi erguido para que a grade que cerca a pista, não tire a visibilidade das escolas de samba e atrás do palco, aonde está instalado o local, foram construídos dois banheiros químicos especialmente para o uso das 70 pessoas que vão ocupar a área.

Segundo a secretária de Estado da Cultura (Secult), Clícia Vieira Di Miceli, o Governo do Estado assegura um carnaval para todos, com inclusão e muita alegria.

Secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli

“É preciso se preocupar em ser inclusivo em todos os sentidos, a rampa de acessibilidade está instalada e os banheiros adaptados para uso dos PcD estão prontos no Sambódromo, só estamos esperando o momento da grande festa e do espetáculo das escolas de samba. O maior carnaval da Amazônia é no Amapá, é o Carnaval do Meio do Mundo, que traz alegria e diversão para toda a população”, ressaltou a secretária.

De acordo com o presidente da ADFAP, Joelson Rogério Silva, de 49 anos, esse é o terceiro ano que os PcD têm uma área especial, ela vem sendo melhorada continuamente e os aperfeiçoamentos significam um grande avanço no estado.

Presidente da ADFAP, Joelson Rogério aprovou o espaço

“A área está linda, maravilhosa e acessível, as pessoas podem ir aos desfiles com tranquilidade, porque a diversão e o conforto estão garantidos. Nossa preocupação era que desfilávamos nos blocos e nas escolas de samba, mas não tínhamos um local para ficar depois, no Sambódromo. O Governo do Amapá está de parabéns por ter esse olhar inclusivo e nós estamos muito gratos”, destacou o presidente.

Inclusão

Criada em 1994, a ADFAP é uma organização da sociedade civil que fortalece a rede de suporte e oportunidades para Pessoas com Deficiência no Amapá. Atualmente, conta com mais de 400 associados em todo o estado.

Com 30 anos de história, a entidade atende pessoas com nanismo, paraplegia, vítimas de escalpelamento, entre outras deficiências congênitas ou adquiridas. O trabalho também envolve atividades sociais, inclusivas e educativas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícia Anterior

Vai começar o carnaval no Meio do Mundo; confira a ordem e os horários dos desfiles

Próxima Notícia

Escolas de Samba de Macapá brilham em duas noites de desfiles no sambódromo

Você vai gostar...