Aureliano Neck e Valéria Santos, são as personalidades do samba na comitiva com representantes da Liesap e Governo do Estado que visitam as agremiações
Considerada um dos símbolos da maior festa popular do país, em vários estados, a “Corte do Carnaval” também é tradição no Amapá. Um dos seus principais momentos é a visita oficial aos ensaios e sedes das 10 agremiações que vão desfilar nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Sambódromo de Macapá, durante o Carnaval do Meio do Mundo, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com investimentos do Governo do Estado e de emenda do senador Davi Alcolumbre.
Entre as figuras ilustres que integram a comitiva estão o “Cidadão do Samba”, Aureliano Neck, e a “Musa do Carnaval”, Valéria Santos. Durante as visitas, cada agremiação carnavalesca demonstra um pouco do trabalho que vai apresentar na avenida do samba, Ivaldo Veras, em shows especiais das baterias e brincantes.
Para a Musa do Carnaval, Valéria Santos, que está há dois anos na Corte, e integra a escola Piratas da Batucada, após passagem pela Unidos do Buritizal, o Carnaval do Amapá evolui a cada ano, trazendo um espetáculo com alto nível de originalidade, contando e cantando nossa história e ancestralidade. Além de ser uma época que movimenta a economia, o comércio local e empreendedores, fazendo crescer o setor turístico e entretenimento.
“É uma honra compor a comitiva que pode ver de perto as apresentações especiais das escolas, que nos dá uma ideia de como cada uma vai evoluir no momento do desfile. Além disso, temos a oportunidade de nos aproximar das comunidades e sentir a dedicação e o trabalho que está por trás dessa festa grandiosa, que também gera oportunidades a tantas pessoas”, destacou Valéria Santos.
De acordo com o Cidadão do Samba, Aureliano Neck, intérprete de Boêmios do Laguinho e um dos maiores nomes da história do samba no Amapá, que acompanha a Corte do Carnaval há 25 anos, é um privilégio visitar o coração das escolas de samba, onde pulsa vida e a história. É a ocasião em que é possível conhecer os sambistas e trabalhadores que carregam durante todo o ano, o peso e a alegria de fazer o carnaval acontecer.
“É nas quadras das escolas de samba e nas suas sedes que a magia do carnaval acontece, onde os componentes ensaiam as coreografias, confeccionam as fantasias e se preparam para o desfile, colocando na avenida o sentimento do enredo defendido pela agremiação. Além disso, são palcos do samba, festas e eventos culturais onde a comunidade se reúne para celebrar a cultura do Carnaval”, frisou Neck.
A visita da Corte do Carnaval 2025, continua nos próximos dias na sede das agremiações que integram os Grupos de Acesso e Especial do Amapá. As agremiações que já receberam a comitiva, que também conta com a diretoria da Liesap e representantes do Governo do Estado, foram Império do Povo, Império da Zona Norte e Piratas Estilizados.
Quarta-feira, 12
- Grêmio Recreativo Escola de Samba Emissários da Cegonha
Horário: 20h
Quinta-feira, 13
- Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela
Horário: 22h
Local: quadra da agremiação
Sexta-feira, 14
- Associação Cultural Embaixada de Samba Cidade de Macapá
Horário: 19h
Local: A definir - Associação Universidade de Samba Boêmios do Laguinho
Horário: 21h
Local: sede da agremiação
Sábado, 15
- Associação Recreativa e Cultural Piratas da Batucada
Horário: 19h
Local: Ginásio do Santa Inês - Grêmio Recreativo Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal
Horário: 21h
Local: a definir
Domingo, 16
- Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade
Horário: 20h
Local: sede da agremiação