Residência Oficial do Governo do Amapá será transformada em “Parque Residência”

Nesta quarta-feira (14), o governador Clécio Luís anunciou o início das obras de requalificação completa da antiga Residência Oficial do Governo do Amapá, localizada no Centro de Macapá. O projeto, denominado “Parque Residência”, faz parte do Plano de Governo e visa promover a preservação e modernização do patrimônio público.

O local será transformado em um dos principais pontos turísticos da capital, seguindo o exemplo de outros estados. A reestruturação busca preservar a história do imóvel e implementar estruturas modernas, com espaços dedicados ao turismo e à cultura. As obras, coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), serão realizadas em uma única etapa e têm previsão de conclusão em um ano.

“Além de preservar e restaurar o prédio principal da residência, vamos criar outros ambientes que atraiam visitantes e turistas, contando a história do Amapá. Queremos criar um ambiente de memórias e trazer elementos que proporcionem prazer aos visitantes. Será uma ‘residência parque’, que tenho certeza será o lugar mais bonito de Macapá. É um resgate da história e uma projeção do futuro”, destacou o governador Clécio.

Fechado há aproximadamente 10 anos, o espaço será transformado em uma área democrática com diversos ambientes de contemplação, restaurantes, galerias, cafeterias, playgrounds para crianças e muitas oportunidades para empreendedores.

O projeto de paisagismo preserva toda a arborização existente há décadas no local, criando um ambiente arejado e harmonioso para os visitantes. O “Parque Residência” contará com um caminho curvilíneo de concreto em formato de folha, cercado por plantas regionais, para criar um ambiente fluido e com identidade cultural.

De acordo com a coordenadora de projetos da Seinf, Anne Miranda, todo o paisagismo foi pensado conforme a localização da residência e o clima equatorial do Amapá. “Estamos cercados de pontos turísticos que valorizam a regionalidade e a natureza. As árvores trazem lembranças, contam histórias e proporcionam sombra e ventilação, essenciais em dias extremamente quentes no Amapá”, explicou a especialista.

Além das áreas verdes, o projeto inclui a exposição de uma antiga aeronave Bandeirantes, que ficará no local onde atualmente existe uma piscina. Os visitantes poderão entrar no avião e conhecer as histórias e viagens oficiais dos governadores do Amapá. Outro artefato histórico a ser exposto será um vagão de trem de uma antiga locomotiva da mineradora Icomi, que ficará próximo à cafeteria do Parque Residência.

O projeto também conta com a exposição da antiga aeronave Bandeirantes do Governo do Estado

Vagão de trem de uma antiga locomotiva da mineradora Icomi ficará exposto próximo à cafeteriaFoto: Seinf

A transformação da antiga Residência Oficial do Governo do Amapá em um ponto turístico moderno e cultural é uma forma de preservar a história do imóvel e oferecer novas estruturas para o turismo e a cultura na capital.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícia Anterior

Léo Lins apresenta espetáculo "Peste Branca" em Macapá

Próxima Notícia

O novo Centro de Artes Visuais Cândido Portinari será entregue à comunidade nesta terça-feira

Você vai gostar...