Com 40 instituições, startups e empresas, espaço irá funcionar no Parque de Exposições da Fazendinha
Com muito entretenimento e ampliação de espaços para empresas e empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá promete ser um evento ainda maior que a edição passada, que movimentou mais de R$ 5,7 milhões em vendas e gerou cerca de R$ 500 milhões em negócios.
Este ano, uma das grandes atrações é o pavilhão “Aquário da Inovação”, que contará com exposições, oficinas, rodas de apresentação de startups, rodadas de negócios, Expo Game, painel ecológico e espaços para networking.
Ao todo, 40 instituições, startups e empresas estarão diretamente envolvidas com as atividades do Aquário da Inovação por meio da exposição de produtos, serviços, pesquisas e estudos durante os 11 de evento, no Parque de Exposições da Fazendinha.
A montagem do espaço é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que busca tornar o pavilhão em um ambiente catalisador do ecossistema de inovação do Amapá.
“Por meio do Aquário da Inovação, vamos destacar e promover o potencial de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico do nosso estado, incentivando o empreendedorismo e fortalecendo a pesquisa, educação científica e valorização do patrimônio natural local”, afirmou o secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Andrade.
Em 2024, o pavilhão será organizado em áreas temáticas, sendo: área de Instituições Ciência e Tecnologia e Universidades; zona de startups e bioeconomia; setor governamental e institucional; Expo Game e painel ecológico. Cada setor foi projetado para facilitar o fluxo de visitantes e maximizar a interação com as exposições. Confira:
- Área de Instituições de Ciência e Tecnologia e Universidades:
Espaços dedicados para apresentação de projetos de pesquisa e extensão, incluindo estandes interativos e áreas para demonstrações práticas.
- Zona de Startups e Bioeconomia:
Ambiente projetado para startups apresentarem seus produtos e serviços, com áreas de pitch e encontros com investidores.
- Setor Governamental e Institucional:
Estandes para agências e departamentos governamentais e demais instituições do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, incluindo o Sesi/Senai e o Sebrae, Fapeap, Seed, Ipem, Setec, Amapatec, mostrando projetos e serviços públicos.
- Expo Game:
Área destinada a estações de jogos; painéis e palestras de personalidades do mundo dos games, gerando oportunidades de imersão no universo do esporte eletrônico e de mercado.
Painel ecológico:
As startups que atuarão no serviço de coleta seletiva e gestão de resíduos farão a exposição dos resultados da quantidade de resíduos coletados e processados durante a Expofeira. Adicionalmente, farão exposições explicativas e palestras sobre o processamento e gestão de resíduos sólidos.
Além das áreas temáticas, o pavilhão Aquário da Inovação receberá o projeto “Astronomia no Meio do Mundo”, que por meio do planetário digital móvel do Governo do Estado oferta simulações realistas do espaço interestelar, projetando as estrelas, planetas e outros objetos celestes, oportunizando uma experiência imersiva e inspiradora sobre a vida fora da Terra.